Torneio de Paris 1987


Na véspera do embarque da delegação tricolor, os jornais do dia 3 de julho de 1987 destacavam o interesse do Futebol Clube do Porto pelo zagueiro Ricardo Gomes, que encontrava-se em Buenos Aires disputando a Copa América pela, seleção brasileira.


Romerito também participava da competição, defendendo a seleção paraguaia.


Ricardo Gomes e Romerito não embarcaram e as duas seleções foram eliminadas da Copa, voltando mais cedo para seus países.

O time português oferecia 1 milhão de dólares ( aproximadamente Cz$ 56 milhões de cruzados no câmbio paralelo ) e Ricardo seria comprado, como forma de compensar a torcida do Porto, pela perda do atacante Futre, agora ídolo do Atlético de Madrid.

O presidente Fábio Egypto negava saber do interesse e o técnico Carbone, comentava que possuía dois excelentes reservas caso a negociação se concretiza-se: Alexandre Torres e Rangel.

O técnico já havia decidido pelos substitutos no torneio: João Santos e Alexandre Torres.

Paulo Vítor e Vica não tinham renovado contrato com o clube e podiam não embarcar com a delegação para os gramados franceses.
O impasse foi finalmente resolvido, o goleiro renovou seu contrato por 4 meses e o zagueiro ficava garantido por um seguro de Cz$ 6,5 milhões de cruzados.

A delegação viajou para Paris no dia 6 de julho de 1987, uma segunda-feira às 20:30 h.

O torneio foi realizado no estádio Parc des Princes, nos dias 9 e 10 de julho tendo como equipes participantes:

Paris Saint Germain ( campeão do torneio em 1986 )
Bordeaux ( campeão francês )
Dínamo de Zagreb ( Iugoslávia ) e o
Fluminense Football Club

A equipe para a estréia, o adversário dependeria de sorteio, já estava escalada no dia 9 de julho com Paulo Vítor, Aldo, Vica, A. Torres e Eduardo; Jandir, Leomir, Assis e João Santos; Washington e Tato.
Também compunham a delegação os jogadores Rangel ( zagueiro ), Ricardo Cruz ( goleiro ), Zé Maria ( lateral ), Edson Souza ( meia ) e Paulinho ( ponta ).

O prêmio estipulado para cada jogador por partida, em caso de vitória seria de 250 dólares ( cerca de Cz$ 12 mil cruzados ). A cota do clube por partida era de 9 mil dólares.

O sorteio foi realizado e o tricolor faria sua estréia contra o Paris Saint Germain ( maior torcida francesa ), enquanto no outro jogo o Bordeaux pegaria o Dínamo de Zagreb, na preliminar.
As equipes vencedoras decidiriam o torneio no dia seguinte.

Os jornais do dia 10 de julho noticiavam a vitória tricolor sobre seu adversário por 1 x 0, gol de Washington aos 39 min do 2º tempo, em maravilhosa jogada quando driblou 3 adversários e colocou a bola no fundo da meta do arqueiro Joel Bats ( da seleção francesa ).

Com a vitória o Flu candidatava-se a decisão do importante torneio, apesar de durante todo o jogo ter sofrido forte pressão da equipe francesa.
O goleiro Paulo Vítor saía como destaque da partida, tendo realizado grandes defesas.

Na preliminar a equipe do Bordeaux derrotara o Dínamo de Zagreb por 3 x 0, também credenciando-se a disputa do título.

No dia 10 de julho na preliminar, decidiu-se o 3º e o 4º lugares. O Paris Saint Germain perdia para o Dínamo pelo placar de de 3 x 1.

O Fluminense no jogo de fundo enfrentava o poderoso Bordeaux e, de maneira brilhante, com novo golaço de Washington, aos 36 minutos do segundo tempo.
Washington matou a bola no peito após cruzamento de Eduardo, deu um lençol em Dropsy e tocou com categoria no canto do goleiro do Bordeaux. O gol foi aplaudido de pé. O tricolor dominou totalmente o jogo e o goleiro Paulo Vítor quase não foi exigido.
Cerca de 18 mil espectadores assistiram a rodada dupla.

O Fluminense Football Club conquistava pela segunda vez o Torneio de Paris ( o primeiro em 1977 ).

O zagueiro Vica, capitão da equipe, recebia das mãos do vice-prefeito de Paris, Sr. Jean Tiberi a Taça do Torneio.

A equipe tricolor venceu com: Paulo Vítor, Aldo, Vica, A. Torres e Eduardo; Jandir, Leomir e Edson Souza, João Santos, Washington e Tato. Assis contundido na primeira partida, foi substituído por Edson.

Os jornais cariocas de 11 de julho davam ênfase a notícia: "Flu aplaudido de pé ao faturar o Torneio de Paris".

Eduardo ( lateral esquerdo ) e Washington foram os grandes destaques e já passavam a interessar clubes franceses.

A delegação foi recebida por sua torcida no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, na madrugada do dia 12 de julho com grande festa.

0 comentários:

Postar um comentário